Notícias do Coral

    Notícias quentinhas direto do twitter do Coral (@coraldogama).
    Twittero: Thiago Rocha

    O que veio fazer no blog?

    segunda-feira, 12 de setembro de 2011

    Como preparar e usar adequadamente sua voz

    por Cátia Rodrigues

    A voz é um instrumento fabuloso, que serve para expressar nossos pensamentos e sentimentos. Por isso mesmo, precisa ser muito bem tratada. Por meio da voz, revelamos (muitas vezes sem nos darmos conta) nosso estado de espírito e nossas emoções. “A qualidade da voz mostra o mundo interior de uma pessoa”, afirma o professor Reinaldo Passadori, diretor do Instituto Reinaldo Passadori, uma das maiores empresas especializadas em cursos na área de comunicação verbal de São Paulo. Por isso, diz ele, ao cuidar da voz estamos aprimorando de certa forma nosso próprio marketing pessoal.

    Dito isso, tente prestar mais atenção à sua voz. Tons muito baixos, por exemplo, podem denotar timidez, baixa auto-estima e medo de expor opiniões. O volume costuma ser muito alto? Neste caso, você pode estar transmitindo falta de sensibilidade, arrogância e prepotência às pessoas ao redor. A comunicação pode ficar também bastante prejudicada quando falamos depressa demais ou não articulamos corretamente as palavras.

    Se quisermos nos comunicar bem, portanto, é fundamental aprender a usar melhor as habilidades de suas cordas vocais. Veja como isto é possível lendo os conselhos de Passadori que estão logo abaixo.

    Trabalhe a respiração
    É condição essencial para quem pretende falar num volume audível e num tom agradável. Tente fazer o seguinte exercício algumas vezes ao dia: aspire o ar profundamente, empurrando-o para a parte baixa dos pulmões (a barriga tem de ficar bem estufada); segure o ar por alguns segundos; e, em seguida, solte-o lentamente.

    Leia em voz alt
    Ler é outro santo remédio para quem quer deixar a voz sempre afinada. A prática condiciona a pessoa a fazer pausas de tempos em tempos durante a fala e alternar volume e tom.

    Solte a voz no banheiro
    Passadori explica que o ato de cantar, seja onde for, torna a voz mais forte e marcante. Além disso, força as pessoas a respirarem de maneira correta e a calibrarem o volume e o tom vocal.

    Use todos os recursos disponíveis
    Uma boa dica para quem costuma dar palestra e fazer apresentações, ou utiliza muito a voz em função de seu trabalho, é praticar exercícios de aquecimento com certa freqüência. O especialista recomenda provocar vibrações com a língua, repetindo as consoantes TR (trrrrrrrrrr...) e vibrações com os lábios repetindo as consoantes BR (brrrrrrrrrr...). Ele defende que todo mundo deveria fazer um trabalho terapêutico de voz para se conhecer melhor e “usar todos os recursos desse instrumento tão importante, que revela a essência de cada pessoa”.

    Valorize sua maneira de falar
    Falar bem e ter facilidade para expressar as idéias são fatores imprescindíveis para quem deseja se destacar num mercado de trabalho tão competitivo como o de hoje. Portanto, preste atenção a seu jeito de falar. “A voz é um instrumento imprescindível para mostrar ao mundo nosso potencial, seja como pessoa ou como profissional.”

    Varie o tom de acordo com a situação
    O volume e o tom da voz, assim como as emoções que são transmitidas pela fala, devem se adaptar às diversas circunstâncias. Quem sempre fala num tom agressivo e antipático, por exemplo, pode criar conflitos desnecessários. Por outro lado, quem está na função de líder precisa ter uma voz que expresse energia, entusiasmo. “No ambiente de trabalho, a sensibilidade deve prevalecer, sempre”, diz Passadori.

    Fonte: http://bit.ly/ocqszc

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário